quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

TEMPOS DO TRÍPTICO: EMPREENDER, INOVAR, CONECTAR.

Tempos atuais incorporam novos termos, palavras-chave, que parecem até oráculos. Fazem parte de nossas conversas atuais. Quem não os conhece está aparentemente fora da nova “grei”, isto é, da comunidade dos inovadores da era da modernidade tecnológica. 

Todas as organizações desse novo tempo economia estão gastando espaços para as mensagens de marketing apregoando esses oráculos: a inovação é a alavanca do desenvolvimento; todos precisamos nos conectar – conhecer as novas ideias, trocar informações, colaborar com quem tem as ideias criativas, seja onde for. Nossas crianças devem ser treinadas em empreendedorismojá no inicio da educação formal, ao lado das ciências sociais, matemática, artes, português e ciências da natureza. 

Nós que militamos na área das finanças, há tempos nos acostumamos com esse tríptico. Vale lembrar que a FEBRABAN elegeu para o CIAB-FEBRABAN 2014 o  tema “ESTRATÉGIA DIGITAL NO MUNDO HIPERCONECTADO”. A CONEXÃO entre pessoas e instituições, é agora vista cada vez mais próxima da universalização. O número de celulares em operação atualmente suplanta o número da nossa população. Logo nãohaverá nas residências dos brasileiros quem não tenha uma TV Digital. 

Mas algumas ameaças também nos acompanham. A conectividade, na realidade, é instrumento acelerador de novos negócios mas também canal para disseminação de “ruídos”, isto é, engendra novos riscos. Estamos falando de um mundo em que, ao lado da ordem – viabilizada pelas normas e padrões – prosseguirá convivendo com a desordem, dos ruídos, a natural entropia crescente respaldada pela termodinâmica. 

Estamos vivendo tempos de desafios e complexidade crescentes. Na realidade, a oportunidade é para quem tem soluções a oferecer com base  nas tecnologias TIC, mas cercadas de defesas às intrusões e fraudes, essas também hiperconectadas.  Que fantástico momento é esse para inovar!  

Que venham nossos talentos com suas ideias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário